Instagram

Bem-estar

Ano novo, casa a brilhar: 12 dicas de limpeza para viver melhor a sua casa

Uma casa limpa é a essência para uma vida mais feliz. Digo isto porque é na nossa casa que conseguimos descansar, relaxar, conviver com quem mais amamos. No fundo, é em casa que fazemos a nossa higiene mental. Mas também sei que ter a casa sempre limpa é, muitas vezes, um desafio. Implica que tenhamos energia para limpar naquelas horas em que o que mais queremos é descansar. Pior, as lides domésticas são dos trabalhos mais ingratos, isto porque limpa-se hoje para amanhã já estar sujo. Para que em 2020 tenha sempre a casa impecável sem ter muito trabalho, decidi partilhar alguns melhores truques simples. 


1. O poder do azeite
Dedadas em eletrodomésticos de aço inoxidável são uma realidade em todas as casas. São inevitáveis. Um truque para as evitar é: depois de limpar os eletrodomésticos como habitualmente, passar, com a ajuda de um pano, umas gotas de azeite ou de óleo de bebé. Este truque não só ajudará a remover melhor qualquer marca de dedos como evitará que apareçam com tanta frequência. 

2. Aspirar, mas aspirar bem!
Talvez nunca tenha pensado muito sobre o assunto, mas aspirar não é só passar o aspirador no chão de qualquer maneira. A forma correta de o fazer é puxando o aspirador da frente para trás e lentamente. Para tornar o trabalho mais rápido, recomendo que comece por aspirar o lixo maior com uma escova mais pequena, e só depois passe para a maior para tirar o lixo mais pequeno. 

3. O milagre do amido de milho 
Muito se fala das maravilhas do bicarbonato de sódio. Mas sabia que o amido de milho é também um excelente aliado na limpeza? Não há melhor para limpar os vidros. Basta misturar uma colher de sopa de amido de milho com uma chávena de água e outra de vinagre branco, misturar bem e limpar. Os vidros ficarão limpos como nunca! 

4. Use e abuse do vinagre branco 
O vinagre branco é um ingrediente muito comum na cozinha de muitas pessoas. Mas a sua utilidade vai muito para além do tempero. Este produto, absolutamente natural, substitui alguns químicos de limpeza, podendo ser usado para limpar praticamente tudo, como por exemplo, para tirar manchas de calcário das torneiras e do chuveiro. Para as torneiras, basta embeber um pano em vinagre e pousar nas manchas até 15 minutos. Depois é só limpar. Já no chuveiro, coloque bastante vinagre num saco e mergulhe o chuveiro. Deixe atuar durante a noite.

5. Piaçaba sempre limpo
Limpar a casa de banho é talvez uma das lides mais detestadas, mas não há como fugir. Uma das coisas que, muitas vezes pode ser esquecida, é o piaçaba. Este deve ser sempre limpo e deve evitar guardá-lo molhado para evitar que ganha bactérias. O truque para o secar é simples: prendê-lo com o tampo. Ficará pendurado e precisará de pouco mais de dez minutos para secar. 

6. O poder do congelador
Se, por acaso, tem em casa algum objeto desportivo que não pode ir à máquina apesar do cheiro, como um capacete, por exemplo, então saiba que o congelador é a melhor opção para desinfetar. Basta colocar o objeto num saco de plástico que feche e colocar no congelador durante a noite. As temperaturas negativas matam as bactérias e os maus cheiros. O congelador também é uma boa opção caso tenha cera ou até pastilha-elástica colada em alguma peça. Coloque no congelador durante umas horas e depois é só raspar. 

7. Esponjas mágicas
Existem em todos os supermercados e são indispensáveis para manter a casa bem limpa. Eliminam riscos das paredes quando usadas a seco e húmidas são ótimas para tirar manchas difíceis da louça. 

8. Pedra pomes contra manchas
Uma pedra pomes húmida removerá facilmente manchas da sanita. Se quiser limpar mais profundamente, coloque bicarbonato de sódio nas manchas e deixe atuar por uns minutos. Depois limpe e passe a pedra pomes. É importante que esta esteja molhada para não riscar.

9. Bicarbonato de sódio contra o mau cheiro
O bicarbonato é ótimo para absorver odores e pode ser usado em praticamente todo o lado. Para facilitar, recomendo que crie pequenas cubos desodorizantes à base de bicarbonato. A receita para estes cubos é simples: precisa de formas de silicone (do género das usadas para gelo), duas chávenas de bicarbonato de sódio, 6 a 8 colheres de água e umas gotas de óleos essenciais (opcional). Misture o óleo essencial e o bicarbonato de sódio. Depois vá acrescentando a água e misturando. Coloque nas formas e pressione bem e deixe secar por 24 horas antes de desenformar.

10. Canos limpos sem produtos tóxicos
É um truque muito útil caso tenha frequentemente algum cano entupido. Ferva o equivalente a 6 copos de vinagre branco. Coloque um copo de bicarbonato de sódio pelo cano, vertendo de seguida metade do vinagre fervido. Tape o buraco e deixe atuar durante 5 minutos. Depois é só misturar o resto do vinagre com água, ferver e despejar pelo cano. 

11. Limpe de cima para baixo
Esta é a maneira correta de se limpar para evitar ter de passar o pano duas vezes no mesmo sítio. Poupará imenso tempo.

12. O sol é um grande aliado
O sol mata bactérias. E como em Portugal temos muito sol, porque não utilizá-lo a nosso favor? Aqueles itens grandes que não dão para lavar em casa, como almofadas com interior de fibra, podem ser desinfetados de uma maneira simples: misture água e vinagre em iguais quantidades e borrife. Depois deixe o objeto a apanhar sol durante várias horas. Desta forma poderá adiar a limpeza profissional. 

Já conhecia algum destes truques?
Se testar algum, não se esqueça de partilhar nos comentários qual foi o resultado!

    Leave a Reply