Instagram

Bem-estar

Ácido hialurónico e colagénio – sabia que deve tomar a partir de certa idade?

Muito se fala do ácido hialurónico e do colagénio. São dois componentes muito comuns em vários produtos de beleza e até em suplementos. Mas sabe o que são? O ácido hialurónico é um componente natural da derme. Já o colagénio é uma proteína que está presente nos tecidos corporais, como a pele, os tendões, cartilagens, ossos e vasos sanguíneos. São ambos muito importantes para a saúde da nossa pele porque promovem a beleza e atenuam os sinais da idade. Contudo, com o passar do tempo, o nosso corpo vai tendo cada vez mais dificuldade em produzir colagénio e ácido hialurónico. É por isso que os suplementos podem ser uma grande ajuda. Falei com a nutricionista Ana Bravo para perceber qual será a melhor altura para começar a tomar e quais são os benefícios da sua toma.

1 – Quando começamos a perder ácido hialurónico e colagénio?

Não há idade universal para se começar a perder ácido hialurónico e colagénio. É algo que acontece quando o nosso corpo começa a envelhecer, explica Ana Bravo. “O corpo começa a ter mais dificuldade em produzir ácido hialurónico e colagénio a partir dos 25/30 anos. Isto acontece por causa do envelhecimento generalizado do organismo. Há, certamente, uma predisposição genética, na medida em que não envelhecemos todos ao mesmo ritmo e da mesma maneira.” Por isso, a toma de suplementos orais pode ser uma boa opção para contrabalançar o facto do nosso organismo já não conseguir produzir ácido hialurónico e colagénio.

2 – Quais os efeitos do ácido hialurónico e do colagénio?

“A toma de colagénio oral parece ter efeitos positivos, a curto e a longo prazo, quer na cicatrização de feridas, como no envelhecimento da pele, segundo um estudo de revisão publicado o ano passado de J Drugs Dermatol. Já os suplementos de ácido hialurónico parecem também ter bom efeito sobre as rugas da pele e melhoria de sintomas relacionados com osteoartrite”, explica a nutricionista.

3 – Qual é a altura ideal para iniciar a toma destes suplementos?

Embora a sua toma possa trazer vários efeitos positivos, especialmente se tomados diariamente, a verdade é que parece não haver uma idade certa para se começar a ingeri-los, uma vez que tudo depende do nível de produção de colagénio e ácido hialurónico de cada pessoa. “Os estudos realizados avaliaram os efeitos destes suplementos em tomas diárias e mostraram que ao fim de quatro semanas já se começam a verificar melhorias”, acrescenta Ana Bravo. Apesar de poderem trazer grandes benefícios, uma vez que estes suplementos compensam o facto de o organismo não produzir ácido hialurónico e colagénio a um ritmo suficientemente rápido, Ana Bravo deixa um alerta: “É importante que estes suplementos sejam apenas tomados por pessoas que realmente necessitem”. Por isso, se está a pensar tomar estes suplementos, não se esqueça de falar com o seu médico.

    Leave a Reply