Instagram

Lifestyle

Estamos quase em 2020

Lembro-me de, quando era adolescente, pensar no ano 2000 como um futuro muito longínquo. Recordo a série de interrogações que me vinham à cabeça: “será que vou chegar até lá?”; “será, nessa altura, a minha vida completamente diferente do que é hoje?”
Nessa altura achava que íamos andar todos de fato-macaco prateado (como via no “Star Trek”); que os carros voariam ou que viveríamos em plataformas espaciais. 
Hoje, quase em 2020, vestimo-nos com a moda dos anos de 1980, os táxis apenas mudaram de cor e continuamos a viver na periferia ou em cidades sobrelotadas. E, no entanto, muita coisa mudou. Surgiu uma espécie de forno onde aquecemos comida em dois ou três minutos; comunicamos com um telefone portátil – a princípio considerado um luxo, visto com desconfiança, e sem o qual, agora, não podemos viver -; veio a Internet e com ela a informação à beira de um clique; as redes sociais com tudo o que têm de bom (a comunicação, fundamental para os mais velhos poderem manter-se ligados à família e aos amigos sem sair de casa) e com tudo o que têm de mau (os ódios exacerbados, a vontade de opinar sobre tudo, mesmo sobre aquilo que se desconhece, as crucificações sumárias sobre quem teve o azar de cometer um deslize e muitas outras coisas negativas).
Quase a chegar a 2020, dou por mim a fazer um balanço destes últimos 20 anos. Acho importante olhar para o passado para projetar o futuro. Que metas traçámos que tenhamos, de facto, atingido? No meu caso, foi o assistir ao percurso do meu filho que tinha 11 anos no ano 2000. Acompanhar o seu crescimento com todas as curvas e contracurvas que fizeram dele o excelente ser humano que é. Nestes 20 anos cresceu, escolheu o seu caminho profissional, casou-se… e eu fui envelhecendo sem me acomodar, sempre a tentar desafiar-me a todos os níveis, pessoal e profissionalmente.
Estou satisfeita com o que realizei e isso faz com que encare o que está para vir com toda a serenidade do mundo. Finalmente a paz interior chegou e estou pronta para abraçar o futuro com toda a confiança, força e alegria de viver. Quero harmonia e inspiração! 

Estou pronta para 2020! E vocês?

    Leave a Reply