Instagram

Lifestyle

Palavras de ordem a seguir ao Natal: reutilizar e reciclar

Espero que tenha passado um Natal muito feliz, na companhia de todos aqueles que ama. 

O Natal é, de facto, uma das alturas mais esperadas do ano para a grande maioria das pessoas. Apesar de se investir horas na preparação das festas, há poucos momentos, ao longo do ano, em que as pessoas realmente se sentam à volta de uma mesa para, simplesmente, estarem juntas. Guardo boas memórias da quadra natalícia. Mas há algo ao qual é inevitável escapar depois de todas as celebrações: o lixo. Li recentemente que chegamos a produzir entre 25 a 30% mais lixo durante esta quadra. São as embalagens dos bens alimentares, são as decorações e, claro, o papel de embrulho. E, uma vez que é tão importante termos em atenção o desperdício que produzimos, achei importante partilhar algumas dicas sobre o que fazer com todo o papel que acumulamos nesta altura. Reciclar será talvez a resposta mais óbvia. No entanto, descobri que é possível reaproveitar o papel de embrulho, algo que, concordará, com certeza, comigo, é muito melhor para o ambiente. Veja as dicas que encontrei. 

1 – Caso tenha sido cuidadosa a desembrulhar os presentes, porque não guardar as sobras de papel para utilizar mais tarde? Arrume-as com cuidado numa gaveta e poderá usar esse papel para embrulhar outros presentes ao longo do ano. Ajudará o planeta e poupará dinheiro. Poderá fazer o mesmo com laços e fitas que tenham sobrado.

2 – Se anda à procura de objetos de decoração, poderá também usar os restos de papel de embrulho para criar pequenos apontamentos decorativos. Pode, por exemplo, colocar numa moldura e pendurar na parede ou até forrar gavetas. Use-os também para decorar latas para colocar canetas.

3 – Para os amantes da leitura que não gostam de dobrar as páginas dos livros, sugiro que possam criar bonitos marcadores de livros. Outra boa opção é usar os restos de papel para forrar livros e cadernos de forma a protegê-los. 

4 – Se o papel que sobrou não está em bom estado, tenho três sugestões: faça laços para embrulhos futuros, corte e crie conffetis para a passagem de ano, ou cole diferentes pedaços numa folha A3, forre com plástico e utilize como individuais de mesa

5 – Caixas de cartão que possam ter vindo com brinquedos ou pequenas lembranças, poderão ser usadas para organização de gavetas ou de prateleiras. Se não gostar da imagem, experimente pintar com tinta acrílica ou até forrar com os restos de papel de embrulho.

Se nenhuma destas opções lhe parecer interessante, resta-me apenas relembrar que é importante reciclar. Por isso, na hora de arrumar a casa e de apanhar o lixo, não se esqueça de separar e não colocar tudo no mesmo saco. 

    Leave a Reply