Instagram

Lifestyle

5 razões para apoiar o comércio tradicional neste Natal

Com o Natal à porta, a tendência é correr às grandes superfícies e encher os carrinhos. No entanto, acho que é importante apoiarmos também o comércio tradicional. Gosto muito de passear nestas lojas típicas, especialmente nesta altura e há anos que compro os meus doces de Natal numa pequena mercearia localizada em frente à minha casa. Para além de ótimos, são mesmo caseiros e lá em casa já não passamos sem eles. Mas há mais razões para fazer compras no comercio tradicional e eu partilho cinco:

1 – É, muitas vezes, mais sustentável, especialmente se estivermos a falar de mercearias de bairro. Nestes casos, é comum que os fornecedores de vegetais, frutas, carnes e peixe sejam das proximidades. Sendo assim, o produto é local, não havendo uma pegada ecológica tão grande aquando do transporte desses bens. 

2 – Seguindo a lógica do ponto anterior, comprar no comércio tradicional contribui de forma muito mais direta para a economia local. Comprar local é ajudar o vizinho, o amigo, o familiar e contribui diretamente para o desenvolvimento da localidade

3 – O atendimento é muito mais pessoal. Com certeza, se frequenta o comércio local da sua zona, já o sentiu. Normalmente quem atende é mais afável, está mais atento aos seus gostos e sempre pronto para conseguir o produto que deseja. No fundo, há uma preocupação genuína com o bem-estar de cada cliente.

4 – Muitas vezes, a qualidade dos produtos é superior. Sei que não posso dizer que é uma regra universal, mas é comum encontrarmos produtos de grande qualidade a preços bastante acessíveis

5 –  Não podia deixar de frisar também a questão histórica associada ao comércio local. As lojas tradicionais têm, em muitos casos, décadas de História. Passam de geração em geração, atendem avós, pais, filhos e netos e mantêm, ao longo dos anos, a qualidade e o compromisso de servir bem. Estas lojas são também uma extensão da história da cidade onde se integram.

O que acha? Concorda comigo? Onde é que costuma fazer as compras nesta altura do ano? Já sabe que respondo sempre às suas questões. 

    Leave a Reply