Instagram

Beleza

Saiba porque deve de usar protetores solares adaptados às diferentes zonas do corpo!

Com a idade, tornamo-nos mulheres cada vez mais conscientes da importância de uma boa proteção solar. De mão dada com a preocupação, surgem as dúvidas sobretudo na hora de comprar o creme solar ideal. Será que deveremos usar o mesmo para o rosto e para o corpo? E para os lábios? Será que os lábios também precisam de proteção contra os raios UV? Falei com o dermatologista Miguel Trincheiras, cujas explicações partilho aqui consigo. 

Dr. Miguel Trincheiras – D.R.

Segundo o especialista, não se deve aplicar o mesmo protetor solar no corpo e no rosto, uma vez que a pele é diferente nas duas zonas. “A pele facial é, tendencialmente, mais oleosa do que a do corpo. Como tal, os excipientes [substâncias que dão a forma e a consistência desejada aos produtos farmacêuticos] têm que estar adaptados a esta característica.” Caso se use o mesmo produto para o rosto e corpo, corre-se o risco de obstruir os poros, o que facilita o aparecimento de lesões acneicas. Miguel Trincheiras acrescenta ainda que “a textura dos cremes e loções deve de ser adequada à maior extensão da pele corporal e deve de ter, ainda, em consideração as áreas mais pilosas.”
O dermatologista refere também que os lábios precisam de proteção, uma vez que estão revestidos por uma camada semi-mucosa e não possuem células capazes de produzir melanina, o pigmento de proteção. “Os lábios estão mais expostos à agressão solar e é frequente o desenvolvimento de lesões neoplásicas (cancerígenas). Estes danos normalmente aparecem no lábio inferior uma vez que está mais exposto”, esclarece o especialista. É, assim, muito importante investir num batom com fator de proteção.

    Leave a Reply