Instagram

Lifestyle

6 Esplanadas junto ao rio que não pode perder

A chuva faz muita falta e chegou com a primavera. Ainda assim, tem-nos dado algumas abertas e há que as aproveitar. Nesta Páscoa, não há razão nenhuma para ficar em casa. Em Lisboa e no Porto, descubra alguns locais giros, descontraídos e com vistas fluviais de cortar a respiração. Estas são as minhas sugestões para aproveitar o melhor que a zona ribeirinha tem para dar.

Rio Maravilha
Alcântara, Lisboa

É no quarto piso do edifício principal do Lx Factory, em Lisboa, que se encontra o terraço do gastrobarRio Maravilha. Esta esplanada é das mais conhecidas da capital e é famosa pela grande estátua de uma mulher colorida, quase em frente ao Cristo Rei. Aqui poderá desfrutar de uma vista deslumbrante para o rio Tejo, para a Ponte 25 de Abri e para a margem sul. Quanto à ementa, pode escolher petiscos ou pratos assinados pelo chef Hugo Dias de Castro. 

À Margem
Belém, Lisboa

“Vista com sabor”, é assim que se define o À Margem. Um espaço eclético, sempre aberto, onde pode comer e beber a qualquer hora, enquanto aprecia a proximidade do rio e a bela paisagem. O menu é composto por petiscos, pratos quentes, saladas, tostas, vinhos autênticos, cerveja artesanal e sumos naturais. Tudo com base em produtos frescos. Além de ser uma das esplanadas mais bonitas de Lisboa, é muito bem localizada, tem sempre música ambiente e, como não bastasse, tem o piso desnivelado, o que permite apreciar o rio como se estivesse sentado na plateia de um anfiteatro. 


O Ferroviário
Santa Apolónia, Lisboa

O Ferroviário é um terraço com um ambiente tropical que nos transmite a sensação de férias e, por isso, pode ser um ótimo espaço para descontrair. Tem uma vista espantosa para o rio Tejo, sessões de cinema ao ar livre, concertos e até churrascos aos domingos. Nico Martínez-Villalba é o chef colombiano, autor do menu Creatio do Ferroviário, inspirado nos sabores tradicionais sul americanos. Quanto às bebidas, entre imperiais, vinhos e cocktails, a escolha é imensa e para todos os gostos.  

À Bolina
Ribeira, Porto

A montante da Ponte D. Luís I, esta esplanada com vista para o Douro obriga quem lá vai a subir o rio em vez de o descer. Os donos são de Mirandela e trouxeram para a zona ribeirinha do Porto vários produtos da terra natal. No À Bolina, há enchidos, queijos e bolas. Na carta de bebidas encontrará vários vinhos do Douro, licores, ginswhiskeyscocktails. Aproveite a vista! 

Terrace Lounge 360º
Cais de Gaia, Porto

O Terrace Lounge 360º fica no edifício Porto Cruz, reabilitado em 2012. Este edifício era o ponto de encontro de comerciantes e de pescadores na época medieval e as suas origens remontam ao século XVIII e à expansão do comércio do Vinho do Porto. No meio do Cais de Gaia, entre as (muitas) caves do Vinho do Porto, o bar tem uma vista incrível para o rio Douro e para o famoso casario do Porto. Hápetiscos e bonscocktails para acompanhar a vista. 

Douro Sky Lounge
Miragaia, Porto

Boa música ambiente e uma atmosfera descontraída é o que encontrará no Douro Sky Lounge. Este rooftopé um dos melhores do Porto e fica na cobertura do Vincci Porto Hotel, construído no que já foi um antigo mercado de peixe. O Douro Sky Lounge tem uma carta invejável de cocktailse ótimos petiscos, mas também vale muito pela vista incrível sobre a ponta da Arrábida e sobre o rio Douro.
Não perca!

    Leave a Reply