Instagram

Moda

Uma questão de estilo

Ao contrário da moda, o estilo não se pode comprar. Somos, constantemente, pressionados pelos média, a comprar este ou aquele produto para termos estilo. Esta é uma palavra difícil de definir, mas que tem que ver, sobretudo, com a nossa personalidade, a nossa maneira de estar na vida, o autoconhecimento. Se nos sentirmos bem na nossa pele, isso vai refletir-se no que vestimos. Às vezes, é-nos difícil encontrar o estilo próprio. Mas, no que diz respeito a moda, o estilo é aquilo com que nos sentimos confortáveis, confiantes e também está relacionado com a imagem que queremos transmitir. É estar bem em qualquer ambiente, seja em jeansou em fato de noite. É escolhermos o que vestimos não porque se usa, mas porque tem a ver connosco, porque nos favorece ou, simplesmente, porque queremos afirmar “esta sou eu e este é o meu estado de espírito, hoje”. Estilo não vem com dinheiro, mas sim com personalidade. Usar roupa de marca não nos traz estilo, necessariamente. Conheço mulheres cheias de estilo que nem sequer gastam muito dinheiro em roupa e o contrário também se aplica. 

Hoje ‘apresento-vos’ algumas mulheres mais maduras que considero referências de estilo. Nacionais e internacionais.

Ana Salazar

É o exemplo mais gritante de tudo aquilo que acabo de referir. A Ana sempre se vestiu de uma forma diferente porque isso tem que ver com a sua essência. Sempre foi muito à frente do seu tempo e sempre teve uma perspetiva de moda muito arrojada. A forma como se veste está relacionada com o que ela é, e há coisas que usa que só a ela ficam bem.

foto: © Michael M. Matias / Observador


Helena Sacadura Cabral

Intemporal. Personalidade fortíssima, mulher de força, de coragem e de talento. Para mim, um exemplo para todas as mulheres. Uma inspiração! Nunca vi esta mulher deselegante. Anda sempre bem vestida, de acordo com o acontecimento, seja no dia-a-dia, seja numa festa. E, uma vez, confessou-me que não gasta muito dinheiro em roupa.

© El Corte Inglés


Bibá Pitta

A Bibá tem um estilo muito próprio. É aquela mulher que está sempre bem em cada ocasião. Tem um estilo irreverente, divertido, por vezes arrojado e, acima de tudo, espelha bem a pessoa que é por dentro: generosa, alegre e de bem com a vida. 

© Correio da Manhã


Tilda Swinton

Aí está o talento aliado ao estilo. A forma como se veste representa bem a sua personalidade. É uma mulher que sempre privilegiou a arte em detrimento da fama. Tem um estilo andrógino e diferente, tanto na maneira como se veste, como nos papéis que escolhe.

© Deadline


Helen Mirren

Atriz maravilhosa, ícone de estilo. Sempre elegante, por vezes mais clássica, mas, de vez em quando, também arrisca, o que em, com certeza, que ver com o seu estado de 

photo: Ernesto Ruscio/Getty Images


Diane Keaton

Musa de Woody Allen, várias vezes nomeada para os Globos de Ouro e para os Óscares, tendo recebido a tão cobiçada estátua como melhor atriz no filme Annie Hall, de Woody Allen.
Tenho quase a certeza que, nos filmes que faz, tem sempre uma palavra a dizer no que toca ao seu guarda-roupa. Mantém um estilo muito próprio, condizente com o seu discurso – que sempre foi “fora da caixa”. Foi das primeiras atrizes de Hollywood a usar roupas de homem. Normalmente, o preto e branco são os seus tons, assim como os chapéus, sua imagem de marca.

Courtesy of Paramount Pictures


Estes são alguns exemplos de estilo de mulheres que admiro, sendo que a sua forma de vestir está sempre relacionada com a sua forma de estar na vida. E você, já descobriu o seu estilo?

    Leave a Reply