Instagram

Bem-estar

Cuidemos do futuro dos nossos filhos e netos – Dicas para uma vida mais sustentável

Todos nós sabemos que, através de pequenas coisas, podemos tornar o nosso planeta melhor. E que o primeiro passo pode começar pela nossa casa. Com pequenas mudanças começaremos a fazer a diferença em relação ao futuro – que talvez já não seja para nós, mas para os nossos filhos e netos.
Aqui vão algumas dicas:

Substitua o plástico 

Além de poluir o meio ambiente, o plástico mata milhares de animais por ano. Eu já comecei a empreitada: a pouco e pouco, fui substituindo as tradicionais caixas de conservação de alimentos, normalmente de plástico, pelas de vidro. Estas, para além de mais ecológicas, são também mais práticas porque podem ir diretamente do frigorífico para o micro-ondas, por exemplo. E já agora: porque não voltarmos aos sacos de pano das nossas avós para fazermos as nossas compras? 

Use escovas de dentes de bambu. Descobri-as há pouco tempo, na Natura, assim como também encontrei as palhinhas e velas ecológicas recicláveis que até se comercializam com recargas.

Prefira os fósforos aos isqueiros que, normalmente, são feitos de plástico e estão cheios de gás butano.
Já agora, diga também adeus aos copos descartáveis. 

Evite produtos de limpeza tóxicos 

Já vos falei aqui sobre como fazer detergentes caseiros com vinagre, bicarbonato de sódio e limão, o que, para além de nos ajudar a poupar dinheiro, substituem, com eficácia, os produtos de limpeza tradicionais que, muitas vezes, são tóxicos para o ambiente.

Use garrafas de vidro ou inox 

Mantenha a água no frigorífico em garrafas de vidro. No meu dia-a-dia costumo andar sempre com água, mas optei por conservá-la em garrafas de inox ou vidro.

Recicle o seu lixo

Habitue-se! Já existem caixotes com três divisórias para esse efeito.

No poupar água e eletricidade há muito ganho!

Quando lavar roupa na máquina, certifique-se que está cheia e escolha um programa mais rápido e temperatura mais baixa. 

Evite as máquinas de secar. Seque a roupa ao ar livre sempre que puder. Além de poupar energia, manterá a sua roupa por muito mais tempo. 

Poupe água. Troque os banhos pelos duches e não se esqueça de fechar a torneira enquanto escova os dentes. 
Não passe a loiça por água antes de a colocar na máquina de lavar. Limpe-a apenas com uma espátula para retirar os restos de comida.
Troque as lâmpadas tradicionais por lâmpadas ecológicas e amigas do ambiente. 
Apague as luzes quando sair de um compartimento.

Para finalizar, tenha também em conta o seguinte: antes de deitar alguma coisa fora, pense que pode existir alguém que a possa reaproveitar. 
Com pequenos gestos como estes podemos fazer a diferença. Vamos salvar o nosso planeta?

    Leave a Reply