Instagram

Bem-estar

As minhas dicas de limpeza: simples e caseiras

Já lá vai o tempo em que as mulheres, após o casamento, ficavam em casa a tratar dos filhos, a experimentar receitas e a fazer a lida da casa, quais fadas do lar. Ainda me lembro de ver a minha mãe representar esse papel até ao dia em que, com as filhas criadas e após passar pelo divórcio, sentiu a necessidade, não só financeira, mas também para ocupar o tempo, de começar a trabalhar fora de casa. Hoje a realidade é bem diferente. As mulheres trabalham, o tempo voa e as tarefas domésticas continuam a estar muito mal distribuídas. Nem todos podemos contar com ajudas – que são caras. Por isso decidi dar-lhe algumas dicas de como manter a casa limpa, com um mínimo de trabalho. 
Normalmente aproveito os domingos para as pôr em prática.

Limpar as cortinas do chuveiro

Para tirar manchas de bolor ou calcário, e se as cortinas forem de plástico, meta-as na máquina de lavar, juntamente com algumas toalhas. Depois estenda-as para secar.

Limpar as almofadas de penas

Sim, as almofadas de penas PODEM ir à máquina de lavar com um pouco de detergente suave. Depois seque-as ao ar livre. Convém tratar delas regularmente, sobretudo se sofrer de alergias (sei bem do que estou a falar…) O mesmo se passa com os edredões. Se não couberem na máquina de lavar, leve-os à lavandaria.

Detergente caseiro

Num pulverizador, misture quatro colheres de bicarbonato de sódio com 250 ml de água morna e limpe todas as superfícies da cozinha. Resulta especialmente bem misturado com vinagre para limpar o forno (ainda morno). Esta mistura é eficaz na limpeza de dedadas nas paredes.
O bicarbonato de sódio é ainda um excelente neutralizador de cheiros. Pulverize os seus ténis por dentro e, no dia a seguir, sacuda-os muito bem. 
Para quem tem cães, por muito cuidado que tenha, a casa fica sempre com cheiro. Pulverize com o bicarbonato as superfícies onde eles costumam estar: cama, almofadas, sofás e a seguir aspire-as. Verá que os odores desaparecem.

Limpar escovas de cabelo

Mergulhe-as num alguidar com água morna e algumas gotas de detergente da loiça ou champô suave.

Pratas a brilhar em minutos

Esfregue as peças com pasta dentífrica, numa escova de dentes, e passe-as por água.

Limpar o microondas

Numa taça de água, adicione algumas colheres de vinagre e alguns limões cortados aos pedaços. Ferva até o vidro ficar embaciado. Deixe arrefecer durante cinco minutos e depois passe um pano húmido.

Remover os pelos dos animais

Use luvas de borracha húmidas. Quando acabar de lavar a loiça, aproveite para passar com as luvas nas superfícies cobertas de pelos.

Limpar espelhos

Use filtros de café. Ficam mesmo a brilhar.

Limpar a chaleira elétrica

Encha a chaleira com água quente e coloque meio limão. Ponha a ferver durante uns minutos e já está!

Limpar tábuas de madeira

Passe a superfície da tábua com um limão cortado ao meio e, a seguir, cubra a tábua com sal. Deixe atuar uma meia hora e depois é só passar por água.

    Leave a Reply