Instagram

Lifestyle

É Carnaval. Se gosta de celebrar, siga as minhas sugestões

O Carnaval está a chegar. Deixe-se contagiar pelo ambiente alusivo à época carnavalesca. Deixo-lhe algumas sugestões para viver o Carnaval como ele deve ser vivido: na rua! 

Torres Vedras
Não podia deixar de referir o emblemático Carnaval de Torres Vedras, “O mais português de Portugal”. É das poucas festividades que se mantém fiel à tradição e conta com uma imensidão de cidadãos que se juntam para dar animação à cidade. “Made in Portugal” é o mote para a edição de 2019, onde os foliões vão sair à rua de mão ao peito, cantando o Samba da Matrafona. Poderá divertir-se neste Carnaval de 1 a 6 de março.     

Funchal, Madeira
Considerado como um dos melhores da Europa, o Carnaval da Madeira é uma opção a ter em conta. Existem dois desfiles, sendo que o mais importante é o desfile alegórico que nos remete ao carnaval do Rio de Janeiro, com numerosos grupos de samba e milhares de participantes que dançam pelas ruas do Funchal. Já o segundo desfile é o Trapalhão, repleto das mais variadas máscaras. Qualquer pessoa pode integrar o desfile e, no final, os participantes com os fatos mais originais são premiados. As festividades decorrem entre 26 de fevereiro e 10 de março. 

Podence, Trás-os-Montes
É em Podence, aldeia de Macedo dos Cavaleiros, em Trás-os- Montes, que o ritual carnavalesco dos Caretos resiste e persiste. Para quem não conhece, os Caretos são uma das tradições mais antigas de Portugal, na qual os homens saem à rua com um fato de franjas vermelho e amarelo, uma máscara vermelha e chocalhos. Estes entrudos vão atrás das mulheres e chocalham junto delas, como símbolo de fertilidade. Para assistirem a este ritual, os emigrantes regressam em massa à terra natal, assim como visitantes idos de todo o país. Fica a dica para quem deseja ter um Carnaval diferente!

Loulé
O Carnaval de Loulé, no Algarve, é um dos mais antigos e famosos corsos do país. Com o tema “O Circo Selfie”, o Carnaval de Loulé regressa às ruas da cidade nos dias 3, 4 e 5 de março. Este ano, a maior e mais importante novidade é a utilização de copos de papel, 100% biodegradáveis e reutilizáveis. Pretende-se, deste modo, fazer frente às alterações climáticas com a redução do uso de plástico descartável num dos eventos do Algarve com maior afluência. Além de desfrutar de um ambiente extraordinário, está ainda a contribuir para um mundo melhor. 

Serra da Estrela
E porque não um Carnaval na serra alta de Portugal? Além de ser diferente, promete ser um programa divertido. Este ano, as atividades vão estender-se durante todo o mês de março, entre elas estão o desfile alegórico “Carnaval do Mundo” que contará com a participação de sete associações, um desfile infantil com mais de mil crianças, uma pista de gelo, os tradicionais bailes, entre outros atrações. Além disso, pode ainda esquiar na serra e desfrutar da neve em família, com amigos ou num programa a dois. O que lhe parece?

Sesimbra
Todos os anos, um dos maiores e mais populares carnavais do país é organizado pelos sesimbrenses. Esta festa recebe milhares de pessoas para assistirem aos desfiles, ao corso de palhaços e para participarem nos tradicionais bailes. Os desfiles são compostos por escolas de samba e por crianças das escolas de Sesimbra. Quanto ao corso de palhaços, esse já foi considerado o maior do mundo. Este ano as festividades vão ter lugar de 1 a 5 de março. 

  • Reply
    Teresa
    2 de Março, 2019 at 23:01

    Não posso dizer que seja a minha “onda” 😉
    Devido à minha Fé o Carnaval marca o princípio de uma fase (muito) importante, mas nada foliona, e de alguma forma neste dia já sentes próxima. Depois fui criada em terra de “gigantones” e “cabeçudos” e o Carnaval, ao crescer, trazia algo de medo e susto. Depois ao vir para Lisboa o Carnaval tinha outra graça mas deu-se a Liberdade e alguns exageros pautavam estes festejos. Tudo isso fez com que nunca aquecesse à data. Hoje, já (bem 😉) adulta olho para as folias com aquele interesse cultural e sociológico de quem não “brinca ao Carnaval” mas acaba por ser, quem puder e quiser, um pretexto simpático para um passeio… ainda mais com este tempo maravilhoso que mais ninguém na Europa parece ter.
    Feliz Carnaval! 🎭

Leave a Reply