Instagram

Beleza

Dicas de maquilhagem para peles maduras

O assunto tem pano para mangas e, por certo, voltarei a ele noutras ocasiões. 

Comecemos pela base. Quando muito espessa envelhece e realça as rugas. Eu sou adepta do BB Cream para o dia-a-dia. Para quem não sabe, o BB Cream é um hidratante com cor. Favorece-nos muito mais porque uniformiza a pele, ao mesmo tempo que a hidrata. Como se não bastasse, proporciona-nos um ar mais natural. 

Para a noite, aí sim podemos usar uma base fluida – que cobrirá imperfeições – e ainda um concealer– que poderá, eventualmente, corrigir manchas, olheiras, entre outros. Para quem não é profissional, aconselha-se a espalhar a base fluída com uma esponja própria, húmida (caso contrário, gastará o produto num instante).

Não use blush em pó, mas sim em creme ou em stick. Estes últimos favorecem as peles mais maduras. Aplique nas maçãs do rosto, espalhando bem e sem exageros. O pó é mesmo para esquecer, pois acumula-se nas rugas e acabará por acentuá-las. Caso não consiga deixar de o usar, aplique o menos possível e, de preferência, na zona T – que é onde, normalmente, temos a pele mais oleosa. Uma boa dica é usar um primerantes da base. Minimiza os poros e faz com que a maquilhagem dure mais.

As mulheres da minha geração têm normalmente sobrancelhaspouco espessas. Vivemos uma época em que as depilámos em demasia, por ser moda. As minhas, ainda por cima, são louras. Mas é um facto que as sobrancelhas mais espessas e mais definidas nos dão um ar mais jovem. Eu prefiro desenhar as minhas com um pó específico em vez de o fazer com lápis. É mais fácil de aplicar e fica com um ar mais natural. 

As pestanassão a única zona onde podemos abusar. Use máscara preta à vontade, mas não ao ponto de empapar as pestanas. Use uma máscara que as defina e alongue, sem as colar umas às outras. Se quiser um efeito mais dramático, antes de aplicar a máscara, use um revirador. Agora já os há elétricos, mas eu continuo a preferir os tradicionais.

Passando para as sombras: é claro que à noite as podemos usar. Há-as de todas as cores e consistências. Não aconselho as sombras em creme, pois acumulam-se nas pregas dos olhos. Eu pessoalmente prefiro as mate às de brilho. Se não tem muita prática de se maquilhar, aconselho que se fique pelos tons terra que poderá realçar com um lápis preto junto às pestanas, esbatido com um pincel apropriado. 

E pronto, só falta o batom. Para quem tem aquelas rugas junto aos lábios, esqueça os batons em gloss, a não ser que sejam em tons muito claros, quase transparentes. Quando com cor, não vão manter-se no sítio e começarão a “trepar” pelas rugas. No dia-a-dia use um tom natural, mate, que é mais facilmente controlável. À noite pode arriscar um tom mais forte – sempre mate – até mesmo um vermelho, porque não? Eu sigo sempre uma regra: ou olhos, ou boca. Muita make-upnas duas zonas vai pesar muito.

Está preparada para aplicar as minhas dicas? Espero bem que sim!

  • Reply
    Isabel
    20 de Fevereiro, 2019 at 12:20

    Olá adorei as dicas mas que tal dar a conhecer as marcas que usa? Beijinhos

    • Reply
      Helena Isabel
      28 de Fevereiro, 2019 at 16:10

      Olá Isabel, antes de mais quero agradecer-lhe o seu interesse na minha página e a comunicação que para mim é tão importante.
      Tenho todo o gosto em partilhar as marcas que estou a usar neste momento.
      Primer da Kiko
      BB Cream da Clarins
      Base (quando uso) Synergie
      Pó (quando uso) Clarins
      Concealer Clarins
      Sobrancelhas Anastasia Beverly Hills
      Máscara L’Oréal – mega volume
      Blush em creme Shiseido
      Batôm Lancôme

      Não falo dos tons, porque cada caso é um caso. Não sei se tem pele clara ou escura. Terá de escolher os mais a favorecem.

  • Reply
    Teresa
    26 de Fevereiro, 2019 at 16:53

    Belas e práticas dicas 😉 Posso sugerir mais algumas? Um iluminador, que pode ser uma sombra em pó de cor creme ( ou ligeiramente dourado ou nacarado para a noite) fica lindamente na zona dos olhos mais próxima do nariz, no meio da pálpebra superior e na base das sobrancelhas…Ilumina imenso o olhar. Também fica lindamente, com um cotonette, mesmo juntinho às pestanas de cima, colocar numa espécie de traço muito fino e esbatido, uma sombra turquesa, esverdeada ou azulada, clara …dá um realce enorme aos olhos e até faz com que as pestanas, com rimmel realcem muito mais…Outra coisa para quem tiver ainda mãos firmes…engrossar ligeiramente as sobrancelhas com um daqueles pincéis de eyeliner, castanho médio ou claro. Pequenas pinceladas imitando os pelos naturais, misturadas com os pelos verdadeiros e seguindo a mesma direção destes. Fica muito bem e não é complicado. Penso que me fiz entender 😊 É a primeira vez que venho ao seu site. Ainda não descobri se posso postar fotos a exemplificar. Se puder…coloco. Tenho quase 69 anos. Por isso fico grata pelas dicas e sei q tbm posso dar algumas. A Vichy tem bons produtos para as nossas peles e não são muito caros…

    • Reply
      Helena Isabel
      28 de Fevereiro, 2019 at 16:32

      Olá Teresa, obrigada pelas suas dicas e sugestões. Quando resolvi partilhar algumas dicas foi no sentido de divulgar aquilo que eu uso no meu dia a dia, ou mesmo à noite quando saio com amigos. Confesso que guardo a maquilhagem mais elaborada para quando trabalho, seja fotos, televisão ou teatro. Mas de qualquer modo vejo no seu comentário pequenos truques que poderão interessar às minhas seguidoras e, nesse caso, estarão à vontade para os pôr em prática.
      Espero continuar a ter a sua colaboração. Beijos

  • Reply
    Teresa
    13 de Março, 2019 at 23:04

    Obrigada. Beijinhos

Leave a Reply